Páginas

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sobre traumas, escolhas e proteção maternal

Retirada daqui
Determinada a fazer com que minha mãe apoie e aceite a minha escolha pelo parto natural humanizado, tenho conversado muito com ela sobre isso.
Em uma de nossas conversas perguntei como tinham sido seus dois partos, o meu e o da minha irmã.
Em ambos os partos minha mãe era muito jovem e não teve escolhas.

No parto em que nasci , não permitiram que ninguém da família acompanhasse minha mãe e nem mesmo ficasse com ela na sala de pré-parto, onde havia muitas mães gritando de dor, na sala do parto um batalhão de médicos e enfermeiras, aplicaram anestesia e pouco tempo depois eu nascia, de fórceps, minha mãe  sofreu uma episiotomia e levou vários pontos, que alguns dias depois inflamaram causando uma dor terrível.

O parto em que nasceu minha irmã foi mais doloroso ainda, a bolsa não rompia, deram ocitocina e não deram anestesia, porque naquela época o SUS só permitia anestesia no 1º parto, mais uma vez não permitiram que minha mãe tivesse acompanhante durante todo o processo do parto, foi feito episiotomia novamente e minha irmã também foi retirada com o fórceps, devido a uma ferida no útero minha mãe teve uma forte hemorragia depois do parto e novamente os pontos da episiotomia infeccionaram.

Não é de se admirar que ela entre em pânico quando falo que quero um parto natural humanizado, pois as duas experiências dela foram extremamente dolorosas e traumáticas, seu único objetivo é me proteger, pois ela tem medo que eu sofra como ela sofreu.

Depois de ouvir sobre as suas experiências disse à ela que a minha escolha foi baseada em muito estudo e contei sobre o que falavam esses estudos, sobre o porquê decidi pelo parto natural e humanizado, agora ela não só apoia minha escolha como explica para o restante da família o que é parto natural humanizado e todos os seus benefícios e isso me deixa extremamente feliz.

Tenho certeza que meu parto será também seu terceiro parto, e que nesse novo parto as dores serão muito mais suportáveis e sem nenhum trauma, pois darei à luz sobre os olhares ternos e a mão firme da minha mãe!

Bjuss

P.S: 21º dia do ciclo, cólica e os seios continuam doloridos. E vcs como estão?

29 comentários:

  1. Experiências ruins deixam a gente marcada...é verdade. Que bom que sua mãe agora te apoia.
    Aqui em casa, a experiência da minha mãe com parto foi tão "rápida" que ela nem cogita cesárea...isso é legal.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Como vcs estão? Saudade de vc =).Legal mesmo a experiência da sua mãe ter sido "rápida" e pelo que você contou você também é uma boa parideira né?!Bjuss

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe sempre me apoiou a fazer parto normal, pena que não pude fazer :/
    Beijão Má

    meu-pequeno-guilherme.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Báh, minha mãe estava bem receosa e não queria de jeito nenhum, ainda bem que agora ela me apoia. O que importa é que o Gui tá aí lindo e forte =)!Bjuss

      Excluir
  4. Nossas mães eram de outras épocas onde se hoje é ruim antigamente era ainda pior.....traumas mesmo. Mas achei muito bacana o ato de vc ter essa conversa com sua mãe, principalmente por pensar e quere dividir um mometo tão especial ao lado dela o que certamente sera sim um 3 parto pra ela, dessa vez de um jeito mais bonito, humano. como de fato tem que ser. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou mto apegada a minha mãe Ely, e tudo ficará mais fácil com ela do meu lado, me apoiando, por isso essa conversa era muito necessária!Bjuss

      Excluir
  5. Realmente era outra época quando nós nascemos. Eu e meu irmão nascemos de cesárea. E imagino o trauma que muitas mulherem têm do parto que sofreram. Ainda não tenho certeza sobre o tipo de parto que eu quero. Vou esperar mais um tempo para decidir... Aqui, muita gente na família é médico/ médica. Então, imagine a quantidade de palpites que estou escutando sobre isso... rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Liz, imagino sim...hehehe, mas pelo menos assim sua escolha estará bem embasada =)!Bjuss

      Excluir
  6. Amiga que bom que sua mae entendeu a importancia da sua escolha! Vou ficar torcendo pelos nossos positivos rsrs! Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale Má, é muito muito importante mesmo!Já pensou ficarmos grávidas juntas =)?!Bjuss

      Excluir
  7. Ela tem mesmo razão de ter ficado traumatizada. Que bom que você conseguiu que ela entedesse direitinho. É tão importante esse apoio.

    Minha mãe teve quatro partos normais. O primeiro em casa. Tudo foi muito tranquilo, ela diz. Desde o início da gravidez eu pensei em um parto normal mas, no final acabou sendo uma cesárea.

    Acho que o que falta hoje é informação sabe Má? Mesmo com tantas mudanças você não ouve da maioria dos obtestras explicações acerca do parto.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Andreia, falta muita informação e sobra má vontade dos médicos, infelizmente. Não consegui comentar no seu blog, comento e clico para publicar e quando vou ver o comentário não tá mais lá =(.
      Bjuss

      Excluir
  8. Tadinha, sua mãe sofreu mto hein!
    Espero q vcs sejam otimas filhas para ela kkkkkkk brincadeira!
    O primeiro parto da minha mãe tb foi complicado, meu irmão nasceu de forceps e minha mãe quase teve uma parada respiratória e foi pro balão de oxigénio. No meu caso ela teve pré -eclampsia e tiveram q fazer cesaria com 8 meses.
    Ela não dá palpite com relação ao meu parto e sabe bem q não abro mão da cesaria pra mim.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lalah, somos super boazinhas e ótimas filhas juro!Rsrsrs
      Nossa os partos da sua mãe tbm foram complicados heim?!
      É muito bom ter nossas escolhas respeitadas.
      Bjuss

      Excluir
  9. Oi Má...nossa que bom que sua mãe entende o seu lado agora....Tambem da para entender o motivo dela não querer no começo, foi muito trauma para ela...Claro que hoje os tempos são outros e o parto humanizado é completamente diferentes dos que eram relalizados antes.....Estou aqui torcendo muito pelo seu posito no mês de Maio....Vai da tudo certo!!!!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graci =)!
      Tbm estou torcendo muito muito por vc, para sua infecção sarar rapidinho p/vc poder encomendar o baby!
      Bjuss

      Excluir
  10. Ta explicado o porque do medo dela, Jesus como a situação do hospital era pior do que é hoje,em relação ao parto... Mais que bom que ela entendeu seu ponto de vista e agora apoia a sua decisão. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Vivi, apoio de mãe é muito importante!
      Não consigo nem imaginar o quanto ela sofreu!
      Bjuss

      Excluir
  11. Má, que bom que agora vc e sua mãe compartilham do mesmo desejo! Graças a vc e às suas pesuqisas sobre o melhor pro seu baby! Agora, imagine a emoção dela, em poder viver esse momento novamente, pelo parto da filha e que - com fé em Deus - será lindo e mágico?! Vai ser um orgulho danado...!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Naty, vai ser muito lindo e mágico se Deus quiser!E vc e o baby como estão?Bjuss

      Excluir
  12. Nossa sua mãe sofreu mtttt merece todo amor do mundo e um presentão no dias das mães rsrs um bj parabéns pela sua escolha bjss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda estou pensando no presente Naine, mas bem que poderia ser um netinho né?!Rsrs, quem sabe o presente dela venha de Deus =)?!Bjuss

      Excluir
  13. Oi Má...olha eu aqui dinovo...rsrsrsrs....Então Má, eu vou esperar tomar todos os medicamentos, fazer os exames, ai quando tiver tudo pronto com os resultados na mão, vou proucurar outro GO...até mesmo porque eu não gostei muito desse que eu fui....ah... indiquei vc para responder uma Tag...Não sei se vc já respondeu essa Tag, mas indiquei o seu nome...rsrsrsrs...bjs...e tenha um otimo final de semana e muito obrigado pelo carinho!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi Graci =).Vi sim amiga, muito muito obrigada, já vou responder, adorei!Um ótimo fds pra vc tbm!Bjuss

      Excluir
  14. Má! Eu to nessa tb..minha mae fala que eu nao conheço a dor de um parto..rsrs E que o humanizado eu vou ter um treco...Mas estou pendendo pra ele mesmo, acho super legal, a ligação de mãe e filho fica maior eu acho!

    Sumi um pouquinho pq amiga, esses 3 primeiros meses, acabam com qlqer mamãe animada q possa existir! Só penso em dormir, e vomitar! rsrs

    Beiijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Carol, se está pendendo para o parto natural humanizado é só pesquisar mais um pouquinho e vc ficará apaixonada, como eu =)!
      Hehehe...imagino como deve ser, melhoras!
      Bjuss

      Excluir
  15. Bonito isso, Má!
    Ter o apoio de mãe é sempre mega importante, né?! Ainda mais num momento desses...
    Não há dúvidas: nos tornarmos mães nos aproxima ainda mais das nossas mães!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Gabi, porque só depois de sermos mães é que vamos entender este amor!Bjuss

      Excluir