Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

Noticia muito muito triste e um alerta!!!

Retirado daqui

Hoje tive uma noticia extremamente triste, uma criança de 4 anos que frequentava a creche onde minha mãe trabalha morreu ontem durante a noite, em casa, engasgada com a tampa de uma caneta.
Minha mãe está inconsolável, pois sentia um apreço muito grande por esta criança, que inclusive era da sua turma o ano passado, e eu simplesmente não sabia o que dizer para consolá-la.
Muitas coisas fogem do nosso entendimento, e a morte de pessoas inocentes é uma delas.
Chorei muito depois de desligar o telefone, não conhecia a criança pessoalmente, só através da fala da minha mãe, e segundo ela me disse a criança era um anjo, tinha uma infinidade de problemas que arrancariam o sorriso de qualquer criança, mas não o dela, que chegava e ia embora sempre sorrindo, que distribua sorrisos e abraços entre as professoras e os amigos.
Lugar de anjo não é neste mundo cruel, cheio de dor, esse anjo de luz merecia mais muito mais, merecia um lugar lindo, onde só existisse amor, alegria e um monte de anjinhos iguais a ela, e foi isso que Deus lhe deu.
A dor de quem fica e a saudade permanecerão, mas as lembranças boas e a felicidade de ter tido o privilégio de conhecer e conviver com um anjinho enviado por Deus ajudarão a amenizar a dor da distância e o vazio do peito.
Que esse lindo anjo que habitou tão brevemente a Terra agora descanse em paz!
Infelizmente acidentes assim não são raros, e é muito importante estar preparado para este tipo de situação, deixo aqui então como deve-se agir em casos como esses e um alerta:
- Estejam atentos para que nenhum objeto pequeno, passível de ser engolido, fique ao alcance das crianças!


O que fazer quando a criança engasga

http://brasil.babycenter.com/a3200025/o-que-fazer-quando-a-crian%C3%A7a-engasga#ixzz2RyGeyavT

Primeira coisa a fazer: avalie rápido a situação

• Se o bebê não consegue chorar nem tossir, as vias aéreas podem estar fechadas, e você vai precisar ajudá-lo a voltar a respirar. Ele pode estar fazendo ruídos estranhos ou abrindo a boca sem emitir nenhum som. A pele pode começar a ficar muito vermelha, azulada ou arroxeada. 

• Se o bebê estiver tossindo ou com ânsia de vômito, é boa notícia: as vias aéreas não estão totalmente bloqueadas. Deixe seu filho tossir. Tossir é o método mais eficaz de desimpedir as vias aéreas. 

• Não tente retirar o objeto com suas mãos, a menos que você consiga vê-lo ao abrir a boca da criança. 

• Caso o bebê não consiga se desengasgar, grite e peça ajuda a alguém para levá-los ao pronto-socorro, e comece a fazer as tentativas de desengasgo (ver abaixo). Se estiver sozinha em casa com o bebê, tente desengasgá-lo por dois minutos e então telefone para alguém para pedir ajuda. 

• Se seu filho parece estar engasgado mas você não viu se ele colocou alguma coisa na boca, e ele não estava comendo, leve-o ao hospital imediatamente. Ele pode estar com uma reação alérgica a algum alimento ou uma picada de inseto, por exemplo, ou com alguma infecção, como a laringite

Segunda coisa a fazer: batidas nas costas e compressões no peito

Se você acha que seu filho está mesmo com alguma coisa presa na garganta, sente-se e o coloque de barriga para baixo sobre suas coxas, com a cabeça voltada para os seus joelhos. Segure-o por baixo, mantendo o antebraço sob a barriga dele e usando sua mão para sustentar a cabeça e o pescoço. Deixe que a cabeça do bebê fique mais baixa que o resto do corpo. Com a outra mão, dê cinco tapas firmes, mas não com muita força, nas costas da criança, entre as omoplatas. 

Em seguida, coloque essa mão livre na cabeça do bebê, com o antebraço sobre as costas dela, e vire-a devagar, ainda mantendo a cabeça mais baixa que o corpo, na mesma posição, no seu colo. Continue segurando, para dar início às compressões no peito. 

Imagine uma linha ligando os dois mamilos do bebê e posicione dois ou três dedos, juntos, um pouco abaixo dessa linha, no centro do tórax dele. Faça uma pressão rápida, para que o peito afunde cerca de 2 cm, e deixe que ele volte à posição normal. Repita cinco vezes, sem movimentos muito bruscos. 

Continue alternando os cinco tapas nas costas e as cinco pressões no peito até que o objeto seja eliminado, ou que o bebê comece a tossir. Se ele começar a tossir, deixe que ele elimine o objeto sozinho. 

Se o bebê desmaiar, será necessário fazer respiração boca-a-boca. Coloque-o sobre uma superfície firme e incline a cabeça dele para trás, erguendo um pouco o queixo, para abrir as vias aéreas. Dependendo do tamanho do bebê e de quem faz a respiração, pode-se colocar a boca sobre o nariz e a boca do bebê ao mesmo tempo e soprar, ou então cobrir só a boca do bebê e tampar o nariz dele com as mãos. 

Procure selar sua boca na dele para que o ar não escape, e sopre com vigor. O ideal é que você sinta o peito da criança inchar com o ar lançado para os pulmões dela. Deixe o peito voltar à posição normal e sopre de novo. Mesmo que o peito do bebê não se encha, continue fazendo a respiração. 

Alterne duas respirações e 30 compressões rápidas no peito (ao ritmo de 100 compressões por minuto), com os dedos no centro do tórax, até chegar ao pronto-socorro ou conseguir ajuda especializada. Durante a operação, abra a boca do bebê para ver se consegue enxergar o objeto. Se conseguir, retire-o com os dedos. 

Mesmo que o bebê se recupere completamente do episódio, leve-o ao médico no mesmo dia. 


Devo tomar cuidado com alguma coisa especial?

Segundo os especialistas, os maiores causadores de episódios de engasgo são: 
- Caroço de feijão, de arroz e pedaços de fruta, como maçã (mas isso não quer dizer que você não deva dar esses alimentos ao bebê -- apenas mantenha-se atenta enquanto ele come) 
- Peças pequenas que se desprendem de brinquedos 
- Bolinhas de gude 
- Pilhas e baterias 
- Tampas de caneta 
- Moedas e botões 
- Parafusos 
- Balas 


Como desengasgar crianças maiores?

Em crianças que já ficam em pé, a manobra é um pouco diferente: 

- Mantenha a criança em pé e posicione-se atrás dela como se fosse abraçá-la pelas costas. 
- Junte suas duas mãos, uma por cima da outra, abraçando a criança, e coloque-as na região logo acima do umbigo. 
- Faça pressões rápidas na barriga para dentro e para cima, por seis a dez vezes. 

Essa técnica também funciona para desengasgar adultos. 

http://brasil.babycenter.com/a3200025/o-que-fazer-quando-a-crian%C3%A7a-engasga#ixzz2RyGayCfo

35 comentários:

  1. Ai, Má, que triste... Fiquei muito, muito triste mesmo.
    E que bom que você divulgou essas dicas, vou colocar no Facebook também. Já usei as técnicas em duas oportunidades, com bebê, colocando com a cabeça para baixo, e com criança maior, abraçando por trás. É muito importante saber como agir nessas horas, bem como ensinar aos outros cuidadores da criança (babás, avós...)
    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Nana, é de extrema importância que todos aqueles que ficam com crianças saibam o básico de primeiros socorros.
      Vou colocar no meu face tbm.
      Bjuss

      Excluir
  2. Nossa, Má! Que notícia triste! Desejo conforto para a família e aos que conviviam com esse anjinho... Já tive muitas notícias casos de engasgo de bebês, inclusive na minha família.
    Um tio precisou fazer dar esses tapas na costas do filho, com a cabeça mais baixa que o corpo. E até minha vó já precisou sugar o nariz de minha mãe (!) pra desobstruir a passagem de ar (ela ficou tão nervosa, que não conseguia respirar pela boca).
    Temos que ter muita cautela e segurança num momento desses. As dicas de desengasgo foram muito boas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, nossa que sufoco sua vó deve ter passado e seu tio tbm, mas graças a Deus souberam como agir e hoje estão todos bem.
      Espero que bastante gente divulgue essas dicas para que casos assim não ocorram mais.
      Bjuss

      Excluir
  3. Caramba, Má...que triste!!!!
    É bom saber essas coisas mesmo, meus primos estão sempre aprontando dessas. Matheus já engasgou com uma moeda e Janine com um prato de brinquedo...e teve de ser no susto pra evitar o pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Mari, criança não tem jeito, põe tudo o que vê na boca, mas graças a Deus deu tudo certo com seus sobrinhos e vc já está preparada para lidar com esse tipo de situação.Bjuss

      Excluir
  4. Nossa... que tristeza. Sempre tive pavor de objetos pequenos perto de crianças. Infelizmente, muitos acidentes domésticos acontecem e é preciso estar sempre atento aos nossos filhos.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Liz, é preciso estar sempre atento, mas eles sempre conseguem encontrar um jeitinho de aprontar, daí é importante estar preparado para lidar com a situação.Bjuss

      Excluir
  5. Nossa...que triste Má...Nossa isso é tão complicado né....Dificil mesmo de entender....Quando se tem crianças por perto tem que ter atenção dobrada, com as pequenas coisas...mas claro ninguem esta livre de um acidente....Agora é pedir a Deus que conforte o coração desta familia....Como vc esta?me mande noticias....bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graci só Deus mesmo para poder consolar a família e todos que estão sofrendo com a partida deste anjinho, e realmente todos estamos propensos a presenciar acidentes assim, o importante é saber como agir. Tô triste com a noticia, e beem desanimada sabe, tô com cólica e quase certa de que a miss red vem domingo agora =(, mas logo passa, não dá pra ficar desanimada e nem triste, a vida segue, e eu ainda posso adotar =)!Bjuss

      Excluir
  6. mt triste peço a Deus que console a familia e os amigos é sempre bom termos a noção de como agir nesses momentos um bj.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm peço a Deus para consolar a todos.Brigada Naine!Bjuss

      Excluir
  7. Que tristeza Má... que a família toda e principalmente a mãe consigam se recuperar dessa tragédia. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale Jú, não consigo nem imaginar como é a dor =/.Bjuss

      Excluir
  8. Que triste Má...que Deus possa confortar a família e aquietar também o seu coração e de sua mãe.

    É um perigo mesmo, por isso eu sou chata quanto a isso. Não deixo o Pititico com nada que ofereça perigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está certissima Andreia, melhor ser chata do que passar por uma situação dessas.Deus jamais deixa seus filhos desamparados, tenho certeza que Ele consolará à todos.Bjuss

      Excluir
  9. Oi Má, nossa que tristeza isso!
    A tristeza toma conta do meu coração quando ouço coisas assim com crianças,
    sempre me imagino no lugar das mãe desses anjos.

    Que Deus possa dar conforto a mãe desse anjinho!

    Bjos enormes..

    s2

    http://amaedadrii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do meu tbm Iasmin, fico muito triste mesmo.
      Mas Deus sabe o que faz, resta a nós entender e aceitar, Ele dará a todos o conforto e o consolo.
      BJuss

      Excluir
  10. Nossa Má, que noticia triste... Que Deus conforte todos aqueles que conviveram com esse anjinho e os dê forças para seguir em frente.

    Essas dicas são essenciais, mesmo. Lembro que fiquei impressionada ao reparar que, nos EUA, todos os restaurantes têm nas paredes as explicações de como fazer essas técnicas. Todos têm que saber o que fazer!

    Bjs e fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loroca, acho que aqui no Brasil tbm deveria ter placas assim em todos os lugares, e as creches, escolas, deveriam ensinar os pais como agir em situações assim, salvariam muitas vidas.
      Fica com Deus tbm!
      Bjuss

      Excluir
  11. É incrivel como acidentes assim tão bobos ainda acontecem né?
    Mto triste essa noticia, força pra familia e pras pessoas que conviveram com a criança...

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lalah, depois de uma notícia triste dessas você me dá uma noticia maravilhosa =)!Muito feliz por vc!Ah que delícia, que presentão de dia das mães!Que Deus abençoe muito vcs!Bjus

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus, que coisa mais triste, infelizmente esse tipo de coisa acontece com frequência.
    Forças para a família e amigos!!
    http://ahistoriadeumatreinante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Mila, é muito triste mesmo.
      Obrigada pela visita.
      Bjuss

      Excluir
  14. Ai Ma,so em pensar da um desespero,Deus nos livre desse tipo de mal,que sensação horrivel!
    Deus conforte sua mamae e a familia desse anjinho!
    Bjo
    http://www.cotidianomaterno.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe já está melhor Manú, graças à Deus.
      Bjuss

      Excluir
  15. Oi Má....vc sumiu...o que aconteceu?me mande noticias...vc não foi mais no meu cantinho....saudades de vc!!!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graci, já fui lá no seu cantinho.Desculpa o sumiço amiga...rsrs, mas fiz um exame oftalmológico sexta que dilatava a pupila daí não conseguia mexer no computador e o serviço tá corrido como sempre...rsrs.Saudades de vc tbm!Bjuss

      Excluir
  16. Meu Deus, que dó :(
    Ótima semana querida!!
    http://principecaioandre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaty é realmente muito triste.
      ótima semana pra vc tbm!
      Bjuss

      Excluir
  17. ai meu Deus amiga imagino como vocês estão
    uma coisa quando assistimos na tv a outra ao nosso
    lado quando agente conhece
    meus pêsames
    amiga
    Deus abençoe a familia
    bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda,
      Realmente, nunca pensamos que coisas como essas aconteceram perto da gente, é horrível.
      Bjuss

      Excluir
  18. Ai amiga que triste!
    Eu sou muito neura, morro de medo de criança engasgar, é muito perigoso né!
    Saudades de vc!
    beijoooo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Má, é super perigoso.
      Volto daqui a pouquinho com post novo!
      Saudades tbm!
      Bjuss

      Excluir