Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2013

O parto que eu quero!

Foto retirada de:
http://marianamassarani.blogspot.com.br



Este assunto tem estado muito em pauta ultimamente, bom pelo menos nos blogs que leio, e daí me deu vontade de falar como quero meu parto.
Sou hiper medrosa para dor, sou mesmo, sinto até dor de antecipação antes de tomar injeção! Mas esse medo de dor não me fez, e nem fará (amém) com que eu desista de ter um parto natural.
Existe uma infinidade de tipos de parto (achou que só existiam dois? normal e cesárea? Eu também achava), mas não tenho competência para discorrer sobre os diversos tipos de parto, então vou me atenter ao parto que eu quero.
Não tenho com este post o intuito de encorajar ou desencorajar alguém, meu único intuito é compartilhar referências que me auxiliaram na tomada de decisão por um parto natural e humanizado.
Cada relato que li me deixou extremamente emocionada e convicta do tipo de parto que quero.
Não recrimino e muito menos julgo quem prefere cesárea, cada caso é um caso, cada corpo é um corpo, não se pode sair por aí generalizando, é preciso conhecer e entender cada história, nos links inclusive há relatos de cesáreas.
Fico muito triste de saber que algumas (muitas) mulheres não tiveram direito de escolha, por isso leiam, leiam muito, pesquisem, se informem, para que o parto (qualquer que seja) tenha sido escolhido por você.
Quero um parto natural, sem intervenções, inclusive sem anestesia (Nossa Senhora das Dores que me ajude) e quero que seja na minha casa, sim, sim, na minha casa, detesto hospitais, seringas, soros...
Quero um parto na tranquilidade da minha casa, sem a pressa, sem a correria de um hospital, quero ao meu lado todos que me amam, sem ter de brigar por isso, quero sentir toda a força que tenho, quero descobrir todo o meu potencial, quero segurar meu bebê assim que ele sair de dentro de mim, quero que ele tenha seu tempo respeitado, sem colirios, sem agulhas, sem procedimentos desnecessários, acima de tudo quero ter meu parto respeitado, quero VIVER o meu parto!
Vai sair um filme sobre parto no Brasil, 'O Renascimento do parto - um filme sobre amor para mudar o brasileiro' , vi no site Cientista Que Virou Mãe, um ótimo blog por sinal, com textos emocionantes e muita muita informação!
Deixo para vocês os links para ler os relatos de parto:
http://www.nucleobemnascer.com.br/relato-de-partos
http://relatosdeparto.blogspot.com.br/ 
www.maternidadeativa.com.br
E para quem é da região de Campinas como eu, o link de uma médica GO que parece apoiar o parto normal (o site dela indica isso) e um grupo de parto da Unicamp, não conheço nenhum dos dois, então visitem, liguem, peçam informações, se conscientizem:
http://www.priscilahuguet.com.br/ - médica humanista Campinas
http://partoalternativo.blogspot.com.br – grupo de parto natural CAISM – UNICAMP

Bjuss!

P.S: Desculpem o sumiço, mas estou trabalhando por 3 aqui no serviço, e ainda tem gente que diz que funcionário público não trabalha!


16 comentários:

  1. Oi Má...nossa adorei o seu post...acho que cada mulher tem o direito de escolher o melhor tipo de parto para ela, achei muito legal, pois vc colocou de uma forma muito bacana a sua opinião sem falar mal das pessoas que tem opção pelo outro tipo de parto....muito legal mesmo!!!Bjs

    ResponderExcluir
  2. Vc acredita que nem faço ideia de como quero meu parto?
    kkkkk
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito Lalah, é que eu sou muito apressada mesmo...rsrsr.Bjuss

      Excluir
  3. Menina, eu tive parto sem anestesia...mas no hospital e olha, nem foi isso tudo. Dói sim, mas dá pra aguentar tranquilamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que enfim alguém para me animar...rsrsr. Muito bom Mari ouvir isso de alguém que já passou pela experiência, me deixa ainda mais tranquila!Bjuss

      Excluir
  4. Cheguei por aqui agora e já vou palpitando... rs

    Sou a favor do parto normal e também do parto humanizado (mesmo que eu vá preferir fazer a cesárea em mim). Mas acho que o parto deve ser realizado com toda segurança para mãe e para o bebê. Por isso, caso realmente decida fazer o parto em casa, é ideal que tenha uma ambulância ou um serviço de emergência disponível, caso precise de alguma coisa...

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liz...pode palpitar à vontade, criei o blog pra isso mesmo =D.
      Concordo plenamente com você, tudo precisa ser feito com segurança, mas esse foi um post sobre a minha vontade mesmo, porque ainda nem tô grávida, por isso a ausência de informações mais detalhadas.Já fui lá te conhecer!Bjuss

      Excluir
    2. Oi, Liz e Má! Até onde eu sei, até dentro do hospital existe um tempo decorrente entre a decisão e a realização da cesárea. Esse tempo gira em torno de 40 minutos. Ou seja, a orientação é de que a casa esteja a uma distância de pelo menos 20 minutos de um hospital. Quanto a outras emergências, os médicos de parto domiciliar já levam todos os equipamentos e medicamentos necessários, mas já se sabe que com a ausência de intervenções, o risco de complicações é bem menor. Ou seja, o parto domiciliar é tão ou mais seguro que o parto hospitalar.

      Excluir
    3. Nana...Muito obrigada pelas informações, vou usá-las com o marido, minha casa fica há 20 minutos de um hospital muito bem conceituado e há 10 minutos de um hospital com uma maternidade muito boa.Espero que eu consiga convencê-lo!Bjuss

      Excluir
  5. kkk Foi muito rápido mesmo!

    Então... baixei um aplicativo no meu celular que indiquei para todas as minhas amigas... chama WomanLog. Assim, dá para saber configurar certinho e saber os dias férteis (para aproveitar quem precisa e para evitar quem quer evitar). Sei que tem para iPhone, mas deve ter também para Android. E foi muito rápido... Acredito que o app tenha me ajudado bastante!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tenho esse aplicativo Liz, mas meu ciclo tá bagunçado, às vezes 30, às vezes 29 dias :/.Mas brigadaum pela dica =D.Bjuss

      Excluir
  6. Oi Má..tem selinhos para vc no meu blog, ou melhor dois....foi com muito carinho!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graci =D...Amei os selinhos, já tô fazendo o post para publicá-los!Bjuss

      Excluir
  7. Oi Má,

    Obrigada pela visita e pelo carinho, fiquei muito feliz! :)

    Adorei seu post e também quero um parto natural e humanizado. Acho que terei no hospital, mesmo, mas admiro sua decisão!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loroca! Odeio hospital, só de pensar me arrepio...rsrs, mas tem que pensar certinho e fazer aquilo que te deixar mais tranquila =D.Bjuss

      Excluir